Colaboradores


Como tudo começou...

Ok, depois de muita insistência (Amanda, Sílvia e Isa, vocês venceram!) aqui estou eu... montando um blog! O assunto... claro, minhas via...

29 de julho de 2017

Nossa aventura no Deserto do Saara



NOSSA AVENTURA DE 2 DIAS E 1 NOITE NO DESERTO DO SAARA

Hoje saímos para a maior aventura da viagem: conhecer o deserto do Saara.
O guia Barak (que não é Obama!) nos buscou cedo no hotel em Marrakech e partimos numa 4x4 numa viagem para o interior do Marrocos.
(viajarmarrocostours@gmail.com - guia Barak Alkhancha)



E quando você acha que está 'sofrendo', após andar um dia inteiro (de carro, com ar condicionado!) para chegar ao deserto e ter uma experiência típica você olha para o lado da estrada e vê uma cena dessa... que se repetiu muitas e muitas vezes... mulheres de burca andando no acostamento sob o sol escaldante do deserto!

No caminho um "bônus": paramos para conhecer um estúdio de filmagens, onde foi filmado o filme Gladiador! Muito louco! Galpões enormes com temas variados: egípicios, romano, antigo...


Após muitas estradas, curvas, paradas para fotos, vales de tâmaras, povoados e pequenas cidades, subida e descida em montanhas, finalmente chegamos ao deserto, no final da tarde. Como estamos no verão o sol se põe tarde, por volta das 20:00.


O guia nos deixou na beira da estrada, onde os 4 dromedários já nos aguardavam e terminamos o trajeto  de mais de 1 hora, apreciando a paisagem e o pôr do sol até chegar ao acampamento.





O acampamento (Zagora) me surpreendeu. Eram 10  tendas com um pátio central super agradável e uma estrutura muito boa. Estávamos apenas nos 4! 




dentro da tenda...

Brincamos na areia até escurecer totalmente. Foi divertido ver os meninos brincarem de pique esconde na penumbra. Não era necessário esconder atrás de nada, apenas ficar abaixado quietinho...
Jantamos comida típica e tomamos banho (água aquecida por uma placa solar mas em super pequena quantidade, apenas um fiozinho mas suficiente para tirar a areia e refrescar).


Depois do jantar ainda tivemos música típica com acompanhamento do Rodrigo e Lucas no tambor. Daniel a essa hora já estava apagado nas almofadas sob a luz das estrelas e da lua cheia.

À meia noite o gerador foi desligado e fomos dormir. E descobri que o que aprendi nas aulas de geografia nem sempre está correto: que o deserto é muito quente de dia e muito frio de noite. Não em Marrocos, não nessa época do ano. Era muito quente de dia e muito, mas muito mais quente a noite, dentro da tenda fechada!! E eu tinha levado 2 blusas de frio para cada!! Simplesmente não conseguia dormir e tentava não me julgar por ter sido minha a idéia dessa 'autêntica experiência' ... depois de muito sofrer e derreter (embora o calor daqui seja seco) e ficar preocupada com os meninos que estavam na outra tenda e remexer na cama, acordando o Rodrigo que tinha (não sei como!!) conseguido dormir, resolvemos deitar do lado de fora da tenda. Estava muito mais fresco, devido ao vento. E incrivelmente claro, pois era noite de lua cheia. Depois das 2:00 o vento começou a incomodar (porque a areia vem junto) e bateu aquele 'medo', talvez pelos filmes do Ali Babá e 40 ladrões, ou talvez pelas recomendações do meu sogro na noite anterior ao telefone ("mexe com isso não, larga mão de dormir no deserto com os meninos, é perigoso!). Então voltamos para dentro da tenda mas o meu lado 'mãe galinha' falou mais forte e acabei indo dormir dentro da tenda dos meninos, que não estavam tão incomodados assim com o calor (será que é a menopausa chegando?!).

No outro dia acordamos cedinho (a temperatura estava super agradável!) para ver o nascer do sol e foi um belo e silencioso espetáculo!  









Após o café da manhã fizemos o caminho de volta para a estrada com os dromedários e depois de carro até Marrakech. 

Café da manhã no deserto - muito chique!!
 
Nosso guia Barack além de falar um bom português (com sotaque árabe bem interessante) é um excelente fotógrafo e fez altas brincadeiras com nossa câmera. E nos ensinou muito sobre a vida no Marrocos! 

no retrovisor do carro...

Foi uma experiência realmente inédita, que ficará guardado para sempre na nossa memória, especialmente na dos meninos! Apenas nós 4, no meio do deserto do Saara (bem, sendo sincera, na beiradinha!). Obrigada ao Vovô Lélio que patrocinou a aventura (presente de aniversário dos meninos!)






Nenhum comentário:

Postar um comentário