Colaboradores

Como tudo começou...

Ok, depois de muita insistência (Amanda, Sílvia e Isa, vocês venceram!) aqui estou eu... montando um blog! O assunto... claro, minhas via...

29 de julho de 2017

Marrocos (Marraquexe) e Espanha (Madri) com crianças!!

Existe uma citação do Rei Hassan II (1929-1999) que diz “Marrocos é como uma árvore com as raízes na África, mas cujas folhas respiram o ar europeu”.

Chegamos em Marrocos após pouco mais de 24 horas da saída de Uberlândia, com conexão em SP e Madrid. E encontramos uma cultura única: mistura da africana, árabe e européia! E um clima quente e seco!

O táxi nos levou até a entrada da Medina e de lá seguimos a pé até o hotel, com as malas em um carrinho. Em Marrocos você pode se hospedar em hotéis na "cidade nova" ou em um “riak” (tipo uma hospedaria, com poucos quartos e um pátio central) na Medina, "cidade velha", que fica dentro de uma muralha. Não preciso nem dizer qual foi a minha escolha né?!

Ficamos em um pequeno hotel super charmoso, Riad RK.

porta do hotel: como o costume local, simples por fora mas um charme por dentro!

quarto super estiloso do Hotel Riad RK
A primeira coisa que fizemos foi um pulo na piscina para refrescar, antes de explorar a cidade.

O primeiro destino não tinha como ser outro que não a Praça Djemaa El Fna, que fica na cidade antiga onde tudo acontece!
Barraquinhas de comida se misturam a encantadores de serpentes, músicos e acrobatas, vendedores, mulheres fazendo tatuagem de hena.
Praça Djemaa El Fna

Sim, fizemos tatuagem de henna e não foi por livre e espontânea vontade. Se você não ficar esperta é literalmente fisgada e depois que fazem o "serviço" querem cobrar um preço extorsivo. Queríamos fazer sim, mas foi totalmente no susto, eu, minha cunhada Seila e os meninos!

será que ela está enxergando bem o que está fazendo?
Jantamos e a noite terminou com o Rodrigo comendo a cabeça e o cérebro de um carneiro!! Daniel até experimentou!

Dormimos cerca de 10 horas seguidas, o que foi ótimo para acertarmos o fuso horário de 5 horas e colocarmos as noites mal dormidas (da semana anterior ao início das férias e a noite do avião) em dia!

No 2o dia de viagem fizemos um tour guiado com a Aziza, uma marroquina que fala português (azizasantiago@gmail.com). Aprendemos muitas coisas!

Seila, eu e a guia Aziza
O que mais nos chamou a atenção é a diferença cultural: as casas árabes são simples por fora e lindas por dentro, para não atrair inveja... A beleza deve ser interior!!
Assim pobres e ricos convivem em harmonia...
E da mesma forma, a mulher! Tem que ser linda, sensual e bem cuidada... mas dentro de casa!
Por isso cobrem corpo e cabelo quando saem às ruas.
As Mesquitas são o contrário! Com o exterior lindo mas simples por dentro para não perder a concentração ao se dirigirem a Alah. A guia nos ensinou como é feita a oração dos muçulmanos desenhando a palavra, ALAH, que termina com o joelho e testa no chão.

By Caetano Veloso:
Esse papo já tá qualquer coisa
Você já tá pra lá de Marrakesh
Mexe qualquer coisa dentro, doida
Já qualquer coisa, doida, dentro mexe

Passeamos pelos “souks”, os mercados onde se vendem ervas, especiarias, lamparinas, sapatos, tapetes, cestas, joias, artigos em couro, cobre, bronze, prata, lã e vidro! Tudo junto e misturado...

Conhecemos a Madrassa Ben Youssef, uma Universidade e residência dos estudantes.
Visitamos seus quartos, pequenos e grandes... definido pela nota!!! E não pelo o que os pais pagavam...

Depois conhecemos o Museu de Marrakech, onde funcionava um HAMMAM (sauna). Atualmente abriga uma exposição de arte no seu interior. Interessante morarem num país tão quente e gostarem de sauna...

Museu de Marakech
Fomos também à Farmacia Berbere, com todos os tipos de óleos, ervas e especiarias. A Seila se deliciou com os produtos para a pele e cabelo e o Rodrigo com os produtos para cozinha!

Almoçamos e voltamos ao hotel para sair um pouco do sol do início da tarde, que estava bem forte. A tarde fomos explorar a Medina por nossa conta! Medina em árabe significa cidade antiga.
O mais interessante de Marrakesh, é que acesso a alguns locais como museus, só pode ser feito a pé, pois os carros não passam pelas ruas estreitas. Aí começa a aventura.

As ruas e vielas situadas na Medina são muito parecidas e o desafio é duplo: prestar atenção às raras placas que indicam a direção aos museus e, ao mesmo tempo, decorar o caminho de volta. Ficar fascinado com tudo o que se vê e o principal: ficar atento para não ser atropelado pelas motonetas!
É um verdadeiro labirinto!!!
E não deu outra: acabamos nos perdendo!! Mas tudo faz parte do turismo e da diversão!

Conhecemos a Mesquita Kutubya, a principal Medina de Marrakech, erguida no século 12. Não é permitida a entrada de não muçulmanos, mas pudemos admirar sua arquitetura do lado de fora.
O nome kutub em árabe significa livro e a mesquita tem esse nome pois ao seu redor ficavam muitos vendedores de manuscritos. Sim, faltavam mais de 300 anos para o Brasil ser descoberto e já se comercializavam livros por lá...
É do seu minarete (torre) que sai o som chamando os fiéis para as 5 orações diárias: de madrugada, ao meio dia, a tarde, ao por do sol, e a noite.

No 3o dia fomos cedinho para uma aventura no deserto (vejam a postagem abaixo) e voltamos no final do dia seguinte, ainda com pique para um jantar num restuarante super típico e elegante, com direito a música e dança do ventre. Confesso que ficamos surpresos quando a dançarina subiu na nossa mesa!

A carater para ir ao restaruante - só turista mesmo...

No 5o dia fizemos check out no hotel pela manhã e fomos fazer um último passeio pelas ruas da Medina. Conhecemos o belo e imponente Palácio Bahia, um harém onde morava 1 sultão e quase 30 mulheres! 4 esposas e 24 concubinas!! Não deve ser fácil administrar essa mulherada junto!! Ah, no Marrocos nos dias atuais é permitido até 4 esposas, segundo o nosso guia no deserto.

Palácio Bahia
Adivinhem para que serve esse buraco na porta?

Depois da visita, mesmo com o termômetro marcando mais de 40o C não resistimos a mais uma caminhada nos souks (mercados) para as últimas fotos e compras.

Parece uma cena de filme...
Fazer compras no Marrocos é algo estressante, pois temos que negociar e pechinchar exaustivamente. Nada tem preço afixado!! Ainda bem que o Rodrigo e Ricardo entram no jogo, e normalmente acabam pagando metade do preço inicalmente dado.
Após o almoço, quase derretidos, partimos para o aeroporto, puxando as malas até o táxi (os táxis não entram no centro da Medina).

SOCORRAM ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS
Não entenderam?!
leiam de trás para frente...

E assim foi conhecer Marrocos, uma cidade encantadora. Que une presente e passado. Uma cidade com muitos contrastes, culturas, sabores, cheiros, cores, mosaicos e sensações!
Não há como não cheirar o gengibre e o curry, provar as tâmaras suculentas e a carneiro que se desmancha na boca antes mesmo de ser mastigdo, tocar nos objetos feitos pelos artesãos, se encantar com o exótico e elegante vestuário das mulheres marroquinas, ver uma cidade inteira cor de ocre, e ouvir o som chamando os fiéis para as 5 preces diárias...

Marrocos, nosso 33o país juntos!!

De Marrocos seguimos para uma rápida passagem por Madrid, aproveitando a conexão.
Estivemos em Madrid há exatos 15 anos... foi nosso 1o destino na lua de mel!
Agora voltamos com os 2 filhos na mala! E com os cunhados também!

Assim que chegamos a Madrid deixamos a mala no hotel e fomos jantar na Plaza Mayor: paella e sangria!

No dia seguinte (6o dia) fomos fazer "Madrid em 1 dia". Começamos pela Puerta del Sol onde fica o famoso ursinho comendo amora no pé... e claro, teve a foto de 2002 e 20017!

Passamos pelo Teatro Real e Catedral de La Almudena. E visitamos o belíssimo Palácio Real! Foi emocionante ver a emoção da minha cunhada ao entrar na magnífica sala de jantar com um mesa posta para 150 convidados...

Almoçamos na Praça da Espanha e aproveitamos para nos refrescar um pouco no ar condicionado. Resolvemos pegar um táxi pois o sol estava muito forte até a Puerta de Alcalá.

Caminhamos até a Fonte Cibele e o Museu do Prado, e optamos por não entrar. Preferimos sentar no gramado e deixar os meninos brincarem um pouco.

Terminamos o dia no Parque do Retiro.

O sol estava tão forte que o programa era caminhar alguns metros e logo parar na sombra e tomar água... não tenho ideia de quantos litros tomamos durante esses dias em Marrocos e Madrid!! O verão aqui não é moleza!!

Achamos Madrid bem mais quente que o deserto do Saara!!
Voltamos de taxi para a Praça Mayor e fiquei espantada ao ver o termômetro do carro marcar, as 19:30 uma temperatura de 40,5o C...

Jantamos novamente na praça Mayor e todos riram quando as 21:30 o Lucas perguntou "mãe, porque não fica de noite?"

Saindo de Madrid fizemos um "pit stop" em Bruxelas (6o dia de viagem) para encontrar a família da Tia Lelia, dormir um pouco para recarregar as energias, lavar algumas peças de roupa e reorganizar a mala e seguir viagem!! Em Bruxelas fomos passear na Grand Plaza e arredores.

E claro, ver o tumulto de turistas tentando fotografar o Manekin Pis. Falando em "pipi", mais uma vez nos causou estranheza esses sanitários masculinos públicos no meio das praças...

E agora, rumo ao norte da Europa... o verão de lá deve ser mais ameno!!

1. Li de enfiada, num fôlego só‼️😜... Vocês, adultos e crianças, se engolfaram numa incrível, imensa, intensa e densa aventura, sôfrega, palpitante, periclitante, resfolegante, estupenda, do exótico primitivismo beduíno ao surpreendente refinamento nórdico... num fôlego só‼️😜... Como sempre, fotos esplêndidas e narrativa palpitante e primorosa‼️😜... Por Lélio Barros