Colaboradores


Como tudo começou...

Ok, depois de muita insistência (Amanda, Sílvia e Isa, vocês venceram!) aqui estou eu... montando um blog! O assunto... claro, minhas via...

29 de julho de 2017

Noruega com crianças


Após 1 semana de Marrocos e uma passagem rápida por Madrid e Bruxelas fomos para Oslo de avião (7o dia de viagem) e de van para uma pequena cidade chamada LAUGESAND. Formamos uma verdadeira excrusão: 10 pessoas! Nossa família (4 pessoas), família da Tia Lélia (4 pessoas porque nesse momento o Tio Marcelo não estava conosco) e Tio Ricardo e Tia Seila. Chegamos por volta das 03:00 e o que mais nos impressionou foi a noite clara... parecia que estava amanhecendo! Na verdade acho que já estava... Nessa época do ano (verão no norte da Europa) o sol se põe super tarde, depois das 22:00 e amanhece super cedo, por volta das 04:00!!

O vilarejo (Laugesand) é lindo, ao lado de um braço do mar. 
Ficamos um hotel super charmoso (Laugesand Bad), uma construção de 1898!

 Acordamos tarde (8o dia), tomamos café da manhã e fomos explorar o local.  E acreditam que as crianças pularam na água?! Pularam e saíram imediatamente!! A água devia estar congelante...



Após o almoço embarcamos em um cruzeiro (Fjordline). Ficamos impressionados com as quantidade de carros, motorhomes e caminhões que entraram no conosco. Os meninos fizeram a maior farra nas cabines e depois explorando cada espaço do cruzeiro.



No final da tarde o navio fez uma parada na Dinamarca (em Hirtshals) e depois seguiu viagem de volta à Noruega, fazendo uma parada em Stavanger com destino final: Bergen.
O navio é dinamarquês e a nossa cabeça a essa altura da viagem deu "nó": dirham em Marrocos, euro em Madrid e Bruxelas, coroa norueguesa (Nok) na Noruega e coroa dinamarquesa (Dkk) dentro do cruzeiro. E 5 crianças querendo gastar! A vantagem é que fica difícil converter para real e saber o preço "real" das coisas... "quem converte não diverte"


A noite em alto mar é super agradável e os meninos dormiram bastante!
A paisagem pelos fiordes noruegueses é realmente linda!


Chegamos em BERGEN no 9o dia e fomos caminhando (arrastando a malinha!) para o apartamento.
O apartamento que a Lelia escolheu pelo Airbnb é super fofo!! Um sobradinho de 2 andares com 5 quartos!! Ficamos todos juntinhos e super bem acomodados!




Bergen é a cidade que mais chove na Europa! 
Mas tivemos sorte e pegamos 2 dias super ensolarados! 

Assim que chegamos fomos ao mercado de peixes e almoçamos camarão, salmão e carangueijo! E até experimentamos carne de baleia, embora isso não seja politicamente correto pois a baleia é um animal em extinção... 
Caminhamos pela cidade e subimos de funicular, que desde 1918 leva a população ao topo da montanha Floyen. A linha tem 850 metros e do alto se tem uma vista panorâmica incrível da cidade e dos braços do mar. E de quebra tem um parquinho super legal, com circuito de aventura entre as árvores onde as crianças se divertiram (e sujaram!) bastante...
Como estávamos em um apartamento a noite rolou "pizza to go" comida no apê.

No dia seguinte (10o dia) fomos a uma vila antiga (Gamle Bergen) demostrando como era o dia a dia no século 17. As crianças se divertiram entrando nas casas do padeiro, do médico, do dentista, do barbeiro, na escola... e assistindo uma pequena encenação com cenas do cotidiano da época. 





O dia estava lindo e só nesse momento acreditei que estávamos no verão!

Não resistimos e almoçamos novamente no mercado de peixe e experimentamos o king's crab, o carangueijo gigante (realmente giagente!). Bem que o Rodrigo queria comprar um inteiro para o almoço de todos mas era 4000 NOK (400 euros). Nos contentamos com uma patinha!

A tarde fomos no Rosenkrantztarnet, uma torre do século 16 construída com pedra. Conserva o calabouço para os prisioneiros na parte inferior e os canhões para defesa da cidade no alto da torre.  As crianças se divertiram com os capacetes e espadas! Bem, não foi só as crianças que se divertiram! Até os adultos entraram na brincadeira...


Jantamos num restaurante com carros antigos (Roll & Rock), mais uma diversão para as crianças!



O momento mais difícil do dia era a hora de colocar os meninos para dormir! As 20:00 você ainda precisa usar óculos escuros na rua... o sol só se põe pouco por volta das 22:00 e fica claro até quase 00:00. Excitados com a viagem e os primos o botão de "off" não funcionava direito!

No dia seguinte (11o dia) acordamos cedinho pra chegar cedo ao barco e pegar um bom lugar, afinal nosso grupo era de 10 pessoas! 
 
Indo cedinho para o porto pegar o barco...


Viajamos de barco de Bergen a Flam, pelo fiordes! Os "fiordes" são braços do mar por entre as encostas de rochas. E como a profundidade é grande permite embarcação de navios. 



Um passeio encantador... São 5 horas dentro do barco, navegando pelo mar ora azul ora verde, que corta os paredões de montanhas, às vezes cortadas por algum vilarejo.  A neve ainda presente nessa época do ano no topo das montanhas derrete e se transforma em quedas d'água que descem até o mar. 

Você tem certeza que está está em uma das paisagens mais lindas do mundo quando vê um fotógrafo da National Geographic no mesmo barco...



Trecho de Bergen até Flam, passando pelos fiordes (braços do mar)

Em FLAM nos hospedamos no albergue da juvetude! Fiquei com medo de não aceitarem quarentõesp or lá... mas fazendo a média de idade do grupo dava 27 anos então ainda somos considerados tecnicamente um grupo de jovens! O albergue era muito legal, muito bem localizado, bem no local onde chegamos de barco e saímos no dia seguinte de trem... Flam é um pequenino vilarejo, apenas o ponto de chegada dos cruzeiros e de partida para os passeios pelos fiordes. Com um visual realmente deslumbrante. Havia até uma pequena praia e lá foram os meninos novamente para a água, vendo as montanhas com o pico nevado ao fundo... (imagina a temperatura da água!!).


A natureza caprichou nesse cantinho do mapa!



Ao final do dia subimos com um microônibus ao ViewPoint. Nesse momento nosso grupo era de 11 pessoas, pois o Tio Marcelo havia chegado. 



O jantar foi no albergue, um macarrão cozinhado pelo nosso chef de cozinha Rodrigo numa grande e organizada cozinha dividida com outras famílias. Uma experiência muito interessante: várias cestinhas na geladeira com compras no supermercado ao lado do albergue com o número do seu quarto. E uma cestinha comunitária, com compras deixadas por hóspedes que já haviam partido. Na hora de lavar a louça tio Ricardo colocou a mão na massa! 


No 12o dia o meio de transporte foi diferente: trem! Fomos de Flam até MYRDAL no trecho considerado pelo guia Lonely Planet como a “melhor viagem de trem do mundo”, com paisagens lindíssimas à janela. 
 

Deixamos as malas na estação de trem em Myrdal e como tínhamos algumas horas até o próximo trem (deixadas de propósito pela Tia Lélia) cedemos aos pedidos insistentes dos meninos que queriam ver neve e encaramos uma caminhada aventura pela montanha. E assim, no interior da Noruega, Daniel e Lucas tiveram o seu primeiro contato com a neve! Deitaram, rolaram, escorregaram, se molharam, jogaram neve (que estava mais para gelo do que para neve) uns nos outros e congelaram as pontas dos dedos. E teve até almoço piquenique com sanduíches que havíamos feito de manhã, antes de sair do albergue. Foi o dia mais frio da viagem!


Depois seguimos viagem em outro trem até Oslo, num trem super confortável que tinha até vagão com brinquedos para as crianças... e uma paisagem realmente bela pela janela!




Em Oslo nos hospedamos no Scandic Hotel Sjolyst. Achei super prático as camas extras: uma beliche na parede que eles abrem quando hospedam mais de 2 no mesmo quarto. 




O 13o dia amanheceu bonito e fomos descobrir Oslo, capital da Noruega. Aliás tivemos a sorte de pegar dias lindíssimos com sol. E nenhum dia de chuva durante toda a viagem!
Fomos caminhando até o parque Vigelandsparken, que tem mais de 200 esculturas do artista norueguês Gustav Vigeland. Feitas de bronze e granito estão todas nuas! Muito divertido... e claro, jardins impecáveis! Imaginem o quanto as crianças se divertiram com as estátuas! 



O almoço acabou sendo no mundialmente famoso Mc Donald's. A tarde fizemos uma boa caminhada até a orla marítima passando pelo Nobel Peace Center (um memorial que conta a história do prêmio anual da Paz que é entregue em Oslo) e pela prefeitura local (chamada de Radhuset). Na orla os maiores se divertiram caçando Pokémon e os menores na "praia" de pedrinhas... 




A noite aproveitamos os tios e deixamos eles de baby sitter! Tia Seila cuidando dos 2 menores e Tio Ricardo dos 3 maiores... Jantamos e depois encaramos em uma danceteria super estilosa com mini golf! (Camping Oslo). Foi divertido!  



No 14o dia de viagem e último na Noruega fomos a pé até Bygdoy (ritmo do nosso grupo é para fortes! Só o Henrique tinha direito ao carrinho...). Visitamos o Norsk Folkmuseum, o Museu das Tradições da Noruega, inaugurado em 1894. É um museu a céu aberto que mostra a vida rural na Noruega. Os meninos amaram entrar nas casas decoradas dos séculos anteriores, andar de carroça, comer o pão quentinho feito no fogão a lenha, pegar framboesas no pé, assistir a uma dança típica e até alimentar coelhos e porcos.

Em seguida visitamos o Vikingsskipsuhuset, o Museu dos Barcos Vikings, programa imperdível! Nesse museu existem três barcos vikings, do século IX, 2 deles em excelente estado de conservação. Estima-se que sejam do ano 820. Foram descobertos em 1903. Os navios sobreviveram mais de 1.000 anos em função de seus líderes vikings, que foram enterrados com eles. A fim de proteger esses líderes na "vida após a morte", as embarcações foram envolvidas em montes de argila, que protegeram a madeira contra a decomposição. Os nobres "levavam" suas posses com eles para o além, e esses artefatos estão em exibição no museu. Os vikings foram excelentes navegadores e conquistaram os mares do norte da Europa, Mar Mediterrâneo e o Mar Negro realizando pilhagens e saques pela Europa. Chegaram às Ilhas Britânicas e ao Norte da França, e parece que até ao Canadá, por volta do ano 1000. Ou seja, foram os verdadeiros descobridores da América!



Depois fomos de ferry boat até o centro da cidade e caminhamos até a Ópera, uma construção futurista. Subimos para ver a vista e claro, os meninos resolveram descer literalmente rolando!! 


E assim foi nossa semana na Noruega, o país com maior IDH do mundo! Admirando paisagens e pessoas loiras, altas e educadas! E sentindo bem menos frio do que imaginávamos!

Acordamos super cedo (03:00!) para voltar para Bruxelas e a Tia Lélia e o Tio Marcelo foram direto do aeroporto para o trabalho. A programação era ficar mais quieto em casa com as crianças para descansar. Mas não aguentamos e no final da tarde demos uma volta em um belo e imenso parque (Bois de La Cambre), a poucos kilômetros da casa da Tia Lélia. Rodrigo, Lídia e Lucas foram de bicicleta! Andamos de barco e fizemos piquenique. Lídia e Lucas conseguirma remar direitinho. 


Nos próximos dias o planejamento era programas de criança! Afinal não dá para fazer “apenas” turismo com todas essas crianças nas férias!
Após uma longa e reparadora noite de sono fomos (15o dia de viagem) ao Atomium, símbolo de Bruxelas. O tempo estava feio, com uma chuva fininha, clima bem típico de Bruxelas. 
Passeamos por toda a Europa (Mini Europa), em maquetes muito bem feitas.
E encaramos uma tarde inteira no parque aquático Oceade. O parque é fechado, com água aquecida e os meninos desceram milhões de vezes nos toboáguas.



No dia seguinte mais um programa de férias com crianças. Fomos ao Walibi, um grande parque de diversões, o preferido dos meus sobrinhos. Foi um dia de muitas diversões, e voltamos para casa com 5 crianças e 3 imensos bichos de pelúcia! Se for para levar para o Brasil acho que teria que comprar passagens extras!


O outro dia deixamos os meninos brincando em casa, acho que estavam precisando de um momento de calmaria... Eu e o Rodrigo fomos fazer algumas compras e no final do dia levamos os meninos ao Parc Royal (Parc de Brussels), conhecido como “parque pokemón”. A noite fizemos uma festa para minha linda sobrinha xará que estava compeltando 10 anos!!


No último dia em Bruxelas fomos almoçar todos juntos comemorando o aniversário da Lída num restaurante japonês estilo mineiro: com um trem! Muito legal: a comida passa na mesa nos vagões dos trens! Para encerrar nossa viagem com chave de ouro!!


Foram 3 semans deliciosas, sem nenhum grande imprevisto! Andamos de carro, de barco, de trem, de avião, de van, de ónibus, de metrô e até de camelo! Brincamos no deserto e na neve! Nos apaixonamos pela vibração de Marrocos e pela natureza da Noruega. Observamos a confusão nos mercados marroquinos com vendedores te abordando e tentando levar vantagem na negociação e a organização, calmaria e segurança das cidades norueguesas, onde não há cobradores nos trens, e nem a preocupação de ficar vigiando as entradas dos museus, pois subentende-se que todos iram comprar as entradas! Duas culturas absolutamente diferentes: como diria o Vovô Lélio fomos do primitivismo beduíno para a sofisticação e refinamento nórdico!!!

E a volta foi igualmente emocionante: despachei 5 malas e fiquei com 5 crianças (não, não podia ser o contrário...). 2 adultos e 5 crianças!! Isso mesmo, fomos com 2 ‘filhos na mala’ e voltamos com 5! Uma aventura... chamávamos bastante atenção, todos achando que éramos um casal com 5 filhos, pois além de se parecerem formam uma verdadeira escadinha no tamanho! 



Adorei, mas não consigo imaginar como minha sogra conseguiu ser mãe de 5!! Os tempos eram outros... sem colocar os ‘filhos na mala’ para grandes viagens, mas mesmo assim não deve ter sido nada fácil! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário